_LUX02.png

E D U C A Ç Ã O   C O R P O R A T I V A

TENDÊNCIAS

2020

A educação tecnológica vem transformando os modelos de aprendizado de forma cada vez mais disruptiva. O setor de tecnologia aplicada à educação é  um fenômeno global que deve crescer 17% em 2020, embalado pela crescente oferta de novas soluções e recursos. Por isso é estratégico para as organizações e profissionais da área conhecer os movimentos e tendências que regem esta nova conjuntura.

Apresentamos aqui 5 tendências na área de tecnologia na educação que estão mudando a forma de construir conhecimento. Este conteúdo é direcionado a educadores, profissionais da área de T&D e a todos que de alguma forma estão ligados a atividades educacionais. Boa leitura!

APRENDIZAGEM FLEXÍVEL COM

MICROLEARNING E MOBILE LEARNING

Conteúdos pensados e realizados para pequenas telas e que funcionem em qualquer plataforma tem se apresentado como fortes tendências.

Utilizar conteúdos de menor duração e conciliar rotinas de trabalho com treinamentos são características marcantes dessas modalidades. A liberdade de escolha e a autonomia para gerenciar o ritmo de aprendizado são diferenciais estratégicos. 

GAMIFICAÇÃO

Os profissionais de T&D estão fazendo uso cada vez maior da gamificação em suas estratégias. Algumas razões:

89% consideram que aumenta a competitividade e o anseio por terminar atividades. 

88% acreditam terem se tornado mais produtivos.

87% acreditam que proporciona uma maior sensação de pertencimento e propósito no trabalho.

CONTEÚDOS EM VÍDEO

A utilização de vídeos tem causado um engajamento cada vez maior e 

a tendência é que este crescimento se mantenha.

85% dos internautas brasileiros assistiram a vídeos em 2018.

79% do tráfego global de dados móveis em 2022 será dedicado a vídeos – um aumento de nove vezes desde 2017.

US$ 93,99 bilhões é a previsão para o mercado global de videos on demand  em 2023.

PODCASTS

2019 foi o ano dos Podcasts. A melhora de qualidade sonora e a diversificação de conteúdos são fatores que alavancaram esse aumento de popularidade. Para ações educacionais, o grande trunfo dos podcasts é a versatilidade de uma mídia que se pode consumir em qualquer hora e lugar. 

16 milhões de ouvintes diários no Brasil em 2019.

27% de aumento de popularidade em 2019.

40% dos brasileiros já ouviram um podcast.

BLENDED LEARNING

Uma das maiores tendências do século 21 e apontada como o futuro da educação, a aprendizagem híbrida busca a melhora do desempenho educacional através da combinação de práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino à distância.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) define o Blended Learning como uma estrutura de ensino que utiliza mais de um método de aprendizagem: dentro ou fora da sala de aula. Como diferencial, as técnicas de aprendizado híbrido economizam tempo, recursos e proporcionam mais dinamicidade e personalização ao ensino.